Pensamentos Redundantes da Noite


“Manchetes Recicladas”

Duvida que as redes sociais tenham memoria curta?Eu não!Nestas lides de "caloria" vou aprendendo que o “Scoop” desperdiçado de uns, ‘e a “Manchete” rendosa de outros. Ora vejamos um exemplo:
Um órgão de comunicação de fraca audiência apresenta uma noticia em primeira mão, ‘e citado por um outro de media propagação e a noticia morre dois dias depois  de muitos "likes" e aplausos nas redes sociais. Um mês depois a “experiência e credibilidade” de um órgão de comunicação de renome pega na informação, junta-lhe dados históricos, o impacto no ambiente, na dinâmica urbana e cultural, a amplitude patrimonial, debate a questão com especialistas e o publico em geral ... de repente a noticia se renova.O leitor das "rapidinhas" do facebook, já esqueceu do "like" do mês passado. A imprensa desconfiada da "fonte inferior" já não teme as citações. O órgão de renome torna-se senhor e dono da "Imperiosa Manchete" que foi "scoop de alguém" com "inteligência menor". Novos aplausos, nova festa ...O foco da desconfiança deixa de ser a fonte da noticia e passa a ser a execução do projecto apresentado no conteúdo da noticia. Sim as redes sociais tem memoria curta, a sociedade tem memoria rala...

Moral da Historia:O impacto da noticia depende de a saber “fazer render”.


PS: Isto não ‘e uma critica maldosa.’E um aplauso aos que aprenderam a “fazer noticia” com inteligência e um alerta aos que apenas “divulgam informação”.

Recorte da Capa do Livro de Mar de Fontecuberta

Comentários

Mensagens populares